quinta-feira, 30 de setembro de 2010

Quando escrever é mais que uma arte


As canetas de pena são verdadeiras obras de arte. Colecionadores do mundo inteiro se reúnem para trocar informações e adquirir exemplares para suas coleções em exposições e feiras específicas sobre o assunto: Caneta de pena
A escrita começa com os babilônicos que marcavam com madeira ou ossos pontiagudos blocos de argila.
Os egípcios desenvolveram o papiro, a primeira forma de papel, e conseqüentemente era necessária a criação de algo para “escrever”. Foi assim que surgiram as tintas vegetais.
Durante muitos anos, as penas de ganso foram as principais formas de escrever. Só no século XVIII vai surgi o primeiro objeto manufaturado criado para substituir a pena de ganso.
As penas de metal foram um grande passo para chegar à caneta. Apesar de serem usadas da mesma maneira que a pena de ganso ( mergulhadas na tinta), instigou vários estudiosos a tentar criar uma pena “que viesse com a tinta embutida”.
E Lewis E Waterman conseguiu em 1884. Ele registrou a patente de uma caneta com reservatório próprio. Na verdade, a grande sacada de Lewis E Waterman era o controle do ar no reservatório de tinta.
Hoje em dia há cerca de 60 marcas de canetas de pena colecionadas e disputadas por colecionadores apaixonados.
Mont Blanc, Conklin, Dunhill, John Holland….são alguns dos nomes dessas preciosidades que podem ser de prata, ouro, platina e até coberta de diamantes.
O erro mais comum que não podemos de forma alguma cometer é chamar as maravilhosas canetas de pena de caneta tinteiro.
Canetas tinteiro todas são! Uma “Bic” também tem tinta, não é?!?
O certo é “caneta de pena”!

segunda-feira, 27 de setembro de 2010

Jóias anos 10 do século XXI


A Central de Designers lançará a exposição e o catálogo "Jóias anos 10 do século XXI". O evento conta com participação de 40 renomados joalheiros que criaram jóias únicas e exclusivas especialmente para o evento.

Data: 01 de outubro de 2010
Horário: das 19 às 22 horas
Local: Central de Designers - Shopping Jardim Sul Piso 2
AV. Giovann Gronchi, 5819
Tel.: 3746.7199

domingo, 5 de setembro de 2010

Escola de Joalheria Arte Metal - Curso de joalheria


Desde 1996, a Escola Arte Metal é a maior e mais completa escola de joalheria da América Latina. Oferece cursos de joalheria para os mais diversos tipos de alunos e já serviu como referência para outras escolas no Brasil e até mesmo no exterior.

A proposta de escola é formar joalheiros com o aprendizado prático das etapas de criação e elaboração dos diversos tipos e estilos de jóias com metais, pedras e materiais alternativos.

A Escola Arte Metal é um espaço dedicado ao estudo,pesquisa, conhecimento, produção e reflexão sobre a joalheria, design, arte e moda.

Aulas, palestras, cursos, workshops são suas principais atividades, além de promover o design e a arte em seu espaço para exposições, a Galeria Arte Metal.

A escola que tem como professores premiados e renomados joalheiros como Salvador Francisco Neto e Carlos Godoy, já formou alunos que se consagraram grandes joalheiros e são reconhecidos no mercado como Brenda Vidal e Sonia Pasetti..

O curso se baseia em executar peças com grau crescente de dificuldade, sem data determinada para começar, uma vez que cada aluno terá orientação individual, respeitando seu próprio ritmo. Com isso a duração do curso também é indeterminada, pois a técnica é muito extensa e cada peça requer uma específica. As aulas são essencialmente práticas e cada aluno dispõe de mesa de trabalho (bancada) e todo o equipamento necessário para acompanhar as aulas.

As técnicas desenvolvidas trabalham diversos tipos de metais. No início, o aluno trabalha com a prata, depois de certo, quando adquiri mais experiência pode então optar por trabalhar com outros metais.

A Escola é a única na America Latina a possuir um laboratório gemológico.

Além do curso de joalheria a escola oferece também cursos de desenho de jóias, gemologia, história da joalheria, esmaltação, modelagem em cera, fundição, mokume, acrílico e resina.

As aulas são semanais com 4 horas de duração, nos períodos da manhã, tarde e noite.

O valor da mensalidade é de R$ 407,00 (Quatrocentos e sete Reais) e R$ 330,00 (trezentos e trinta Reais) de taxa de matrícula.

Para maiores informações entre em contato:

11 3814.5658 ou www.escolaartemetal.com.br