sexta-feira, 7 de maio de 2010

A jóia é arte!




Com célebre frase de Marcel Duchamp - “será arte tudo o que eu disser que é arte”, o mundo ficou livre para ousar!!!
E para mim, em alguns casos, fugiu do controle.
Mas quem sou eu para discutir sobre arte!!!
Mas a jóia circula pela arte, pela moda e tem também seu lugar ao sol, seu status, quando chamada de alta joalheria, ela é JÓIA. “Onipotente, onisciente e onipresente”, a jóia as vezes é simplesmente, a jóia. E não precisa de maiores definições!
Mas hoje quero falar um pouco da jóia arte, afinal acabo de voltar da SOFA em NY e circulei por “mares nunca dantes navegados” da arte!
Por coincidência Bettina Terepins, que estava comigo em NY, estava chegando de um congresso no México onde se discutia a jóia conceitual!
Pelo que me falou Bettina, o que ela viu no México, trabalho de joalheiros do mundo todo, fugia totalmente do que nós aqui no Brasil chamamos de “jóia conceitual”.
Na SOFA, o grande representante da “jóia conceitual” é o galerista Charon Kransen.Charon representa em sua galeria 105 joalheiros europeus que criam apenas jóias conceituais.
Outra galeria que também, chamava atenção era a Ornamentum, que trazia entre outras jóias um pingente com perna de veado. Isso mesmo que você leu!!!
De tudo que eu vi, algumas jóias eram apaixonantes. Simplesmente diferentes e incríveis. Mas confesso que em alguns momentos me questionei se aquilo era realmente jóia.
Seria caipirismo da minha parte?!?
Há 10 anos estudo a história da joalheria no Brasil e no mundo, sou apreciadora de jóias tradicionais e amo as jóias conceituais. Consigo transitar entre o mundo da alta joalheria, da moda e das jóias conceituais com a mesma paixão, interesse e admiração.
Depois de muito pensar, consegui entender.......o que eu vi era jóia, mais principalmente era arte!
Acho que pela primeira vez entendi o que era “arte para adornar o corpo”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário