terça-feira, 27 de julho de 2010

Escola de joalheria Arte Metal promove exposição em homenagem ao mestre joalheiro Salvador Francisco Neto


Uma homenagem ao mestre joalheiro Salvador Francisco Neto, um dos mais antigos e respeitados joalheiros do Brasil, a mostra “Salvador Francisco Neto – Poeta de alma, joalheiro de profissão” será aberta ao público de 13 a 29 de agosto de 2010. Com curadoria de Mariana Magtaz, a exposição reúne peças legítimas, feitas em diferentes períodos, que simbolizam a trajetória de mais de 50 anos de atividade do expert.
Joalheiro de profissão e poeta de alma, Salvador Francisco Neto, hoje aos 65 anos, trabalha com jóias desde 1956 e aprendeu o ofício com seu pai, mas descobriu sua vocação muito antes, quando ainda criança ao substituir a pedra do anel de sua mãe, quebrada, por um grão de feijão.
Desde então, a natureza e os seus elementos têm sido sua fonte de inspiração, combinando materiais inusitados na criação de peças surpreendentes e cheias de encantamento. A maioria de suas jóias é feita com aço inox e titânio porque prefere valorizar a arte, e não o material.
Reconhecido e chamado de mestre pelos profissionais da área, Salvador ensina atualmente na Escola Arte Metal, na Vila Madalena. Foi professor da primeira escola de joalheria de São Paulo – a “Escola Nova”, fundada em 1982 e, desde então, vem formando novos talentos, transmitindo conceitos de arte e diferentes técnicas na elaboração das jóias.
Salvador participou de inúmeras exposições individuais e coletivas em vários museus de São Paulo, com destaque para “Jóia Contemporânea Brasileira” (Museu da Casa Brasileira – 1980), “45º Salão Paulista de Belas Artes” (Museu da Imagem e do Som – 1982), 1ª Mostra dos Artistas Plásticos Joalheiros Paulistas” (Pinacoteca do Estado – SP, 1982) e MuBE – Museu Brasileiro de Escultura, 2004.

“Salvador Francisco Neto – Poeta de alma, joalheiro de profissão”
De 13 a 29 de agosto de 2010, das 10 às 19h – de segunda a sábado.
Galeria Arte Metal – Rua Madalena,223
Informações: 11 3814.565

Um comentário:

  1. Lindas Jóias. Como fazer um curso com voces? Meu email é:

    margaridasouza51@gmail.com

    Se voces puderem me dar uma dica, agradeço pois tenho muito interesse.
    Margarida

    ResponderExcluir